terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Treinando o gastrocnêmio (gêmeos, panturrilha)

Esse músculo é responsável pelo movimento de flexão plantar, muito realizado em corridas. É muito importante que essa região seja treinada frequentemente, pois exerce a função de bomba muscular, auxiliando no retorno venoso. Com esse músculo bem desenvolvido o sangue chega com maior pressão ao coração. Geralmente os médicos recomendam para pessoas com dificuldades no retorno venoso a realização de caminhadas e exercícios de musculação específico para membros inferiores, especialmente panturrilha. Pessoas que trabalham muito tempo sentadas, que ficam muito tempo em pé, devem procurar realizar exercícios específicos para essa região com frequência. Um fato curioso é que a veia mais longa do nosso corpo começa nessa região e termina próximo a virilha. Devido ao seu calibre, é muito utilizada para substituir artérias entupidas em nosso corpo.

Exercícios básicos recomendados:

 
Flexão plantar em pé

Posicionar-se em pé, com a almofada do aparelho apoiada sobre os ombros, a coluna ereta, as articulações do quadril e dos joelhos estendidas e as mãos apoiadas no suporte do aparelho para estabilizar o movimento, flexionar os tornozelos até que os calcanhares fiquem abaixo da linha dos dedos. Elevar o tronco o mais alto possível, retornando lentamente à posição inicial, e, sem descanso, repetir o movimento.


Flexão plantar sentado


Posicionado no aparelho (sentado), manter o suporte deste sobre o treço distal das coxas e acomodar as pontas dos pés sobre os apoios do equipamento. Realizar, então, a flexão plantar, na maior amplitude possível, permitindo, no retorno, que os calcanhares utrapassem a altura das pontas dos pés. Realizar nova repetição sempre que o tornozelo atingir a maior amplitude possível.

Fonte: Marcos Oliveira. 

Confira nossos cursos. " Pernas & Glúteos- PRO 1.0.


https://go.hotmart.com/N13211296N

Nenhum comentário: