terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Suplementos de cálcio

Quem deve tomar suplementos de cálcio?

O cálcio é um dos minerais mais importantes para o corpo humano. O cálcio ajuda a formar e manter dentes e ossos saudáveis, tem relevância em várias funções do organismo como contração muscular, coagulação, impulsos nervosos e secreção de hormônios. Níveis adequados de cálcio ao longo da vida pode ajudar a prevenir a osteoporose .

A maioria das pessoas obtém cálcio em quantidades suficiente em sua dieta diária de alimentos lácteos e ao comer vegetais de folhas verdes. Mulheres e homens mais velhos podem necessitar de suplementos de cálcio para evitar que seus ossos se tornem fracos (osteoporose).
.
Tipos de suplementos de cálcio
As duas principais formas de suplementos de cálcio na dieta são o carbonato de cálcio e citrato de cálcio. Fosfato de cálcio é menos comum.
  • Carbonato de cálcio: Cada comprimido fornece 200 - 500 mg de cálcio.
  • Citrato de cálcio: Esta é uma forma mais caros do suplemento. É bem absorvido com o estômago vazio ou cheio. Pessoas com baixos níveis de ácido do estômago (uma condição que é mais comum em pessoas acima de 50 anos) absorvem citrato de cálcio mais facilmente do que o carbonato de cálcio.
Ao escolher um suplemento de cálcio:
  • Conferir se o cálcio tem registro na ANVISA e Farmacêutico Responsável pela produção.
  • Comprar suplementos de cálcio somente em Drogarias ou Farmácias. 
  • Dar preferência aos que contenham vitamina D na formulação, pois ela é essencial para absorção do cálcio. 
  • Cuidado com os suplementos feitos de concha de ostra não refinado, farinha de osso, ou dolomita que normalmente não tem registro na ANVISA. Eles podem ter altos níveis de chumbo ou outros metais tóxicos.
  • Em caso de dúvidas, não exite em informar-se com seu médico ou farmacêutico.
Alguns cuidados devem ser tomados ao fazer uso de suplementos de cálcio, devendo evitar mais de 500mg/dia, salvo prescrição. Informar ao seu médico ou farmacêutico caso seja necessário tomar outros medicamentos como antibióticos como tetraciclinas ou comprimidos a base de ferro. O uso indiscriminado pode levar a formação de cálculos renais.

Nenhum comentário: