terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Homens acima do peso têm mais chances de desenvolver câncer de próstata

O risco de desenvolver câncer de próstata na idade adulta é quase duas vezes maior em homens com sobrepeso de mais de 20 quilos. A informação é resultado de uma pesquisa de cientistas australianos que analisaram os casos de 17 mil homens de 40 a 69 anos de idade. Nutricionista do INCA, Fábio Gomes, explica que o excesso de peso é uma constatação recente para a evolução do câncer de próstata. Ele ensina que a quantidade de células de gordura e os hormônios ajudam no desenvolvimento da doença. 

“A obesidade tem duas formas para justificar o aumento do risco do câncer de próstata. O primeiro deles é que as próprias células de gordura, por si, já produzem fatores cancerígenos que agridem o nosso organismo e podem agredir células saudáveis e transformá-las em células precursoras de câncer. Além disso, elas também têm excesso de determinados hormônios, como o estrogênio circulando no organismo. E esses hormônios também favorecem a multiplicação desordenada de células e, consequentemente, um possível surgimento de um câncer”, explica o nutricionista.

Fábio Gomes ressalta que para evitar a doença é preciso ingerir mais alimentos saudáveis. ”Uma das coisas mais importantes em relação à prevenção da obesidade é tornar o ambiente favorável ao consumo de alimentos mais saudáveis e à prática de atividade física. Então, é preciso contar com a vontade das pessoas de praticar mais atividade física, comer mais frutas, legumes e verduras e menos alimentos calóricos”.

Fonte: Blog da Saúde da MS.
Postar um comentário