terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Alongamento: posturas do pilates

 Os movimentos podem ser feitos com o objetivo de alongar as articulações ou como aquecimento para outras atividades.
Alongamento de pernas com a faixa
Deitada, flexione uma das pernas e estenda a outra para cima, segurando-a com a ajuda de uma faixa. Mantenha a posição por até 1 minuto e repita o movimento com a outra perna.
                      Alongamento de pernas com a faixa (variação 1)
Para turbinar o alongamento, repita o movimento anterior mas agora puxe a perna elevada para a lateral - do lado de dentro. Mantenha a posição por até 1 minuto e repita o movimento com a outra perna.
                      Alongamento de pernas com a faixa (variação 2)
Para aumentar o nível de dificuldade do exercício, estenda também a perna que está no chão. Dessa forma, você irá alongar ainda mais a perna elevada e trabalhará também o quadril. Mantenha a posição por até 1 minuto e repita o movimento com a outra perna.
                                                        Alongamento de tronco e quadril
Sentada e com as pernas flexionadas, a direita à frente e a esquerda atrás, eleve o braço esquerdo e curve o tronco para a lateral, em direção à mão que está no chão. Repita o movimento de 4 a 8 vezes de cada lado. Troque a posição das pernas e alongue para o outro lado.
Alongamento de pernas no solo
Você pode substituir o aparelho Ladder Barrel pelo assento da cadeira. Aos poucos, conforme melhora o seu condicionamento, aumente a altura trocando o objeto de apoio. Use a parte de trás do sofá ou o beiral de uma janela.
Eleve uma das pernas apoiando em uma cadeira, estenda o braço do lado oposto e curve-se em direção à perna suspensa. Para que o movimento seja eficaz, você pode manter a posição por até 1 minuto ou fazer de 4 a 8 repetições de cada lado.
Alongamento em extensão de coluna
Você pode substituir o aparelho pilates arc por uma almofada grande e firme ou um cobertor enrolado.
Com as pernas estendidas e os braços levantados, apoie a coluna na almofada e leve o tronco para trás. Assim, você alonga o abdômen e a região peitoral. Ao repetir o movimento de 4 a 8 vezes, você também fortalece os músculos da barriga.

Nenhum comentário: