sexta-feira, 20 de novembro de 2015

TREINAMENTO FUNCIONAL X MUSCULAÇÃO




















          Fonte da foto: http://fisioterapeutico.blogspot.com.br/


Musculação

Musculação: É o conjunto de processos e meios que levam ao aumento e aperfeiçoamento da força muscular, associada ou não a outra qualidade física. Lambert (1987). Força: A força nunca aparece, nos diversos esportes, sob uma forma pura, mas constantemente como uma combinação ou como uma mistura de fatores físicos de condicionamento da performance. Weineck (1989:97).

Veja que, segundo Lambert, a musculação leva ao aumento e aperfeiçoamento da força, que é uma das valências físicas que possuímos. Há outras capacidades físicas envolvidas, mas o foco aqui é a força! Com isso é possível observar alguns pontos importantes:

Podemos dizer que os dois modelos de treinamento caminham juntos, musculação e funcional estão diretamente ligados às suas ações motoras, o que acontece normalmente em situações diferentes entre máquinas e peso corporal.

Atualmente a musculação passou por um processo de adaptação, onde menos é mais e a intensidade passou a aumentar e o volume a diminuir e com isso o aluno começou a melhorar o seu desempenho e a treinar num período mais rápido.

Com isso o treinamento funcional foi ganhando espaço e veio para ficar, deixou de ser uma tendência e virou uma realidade. Hoje o aluno que realiza o treinamento funcional dentro de sua série de musculação só terá ganhos, irá aumentar o gasto energético e trabalhará outras capacidades que normalmente não são trabalhadas em uma série de musculação convencional.

Importante: Vale ressaltar que tanto a musculação quanto o treinamento funcional irão melhorar a sua qualidade de vida. Porém, na musculação o foco é a força e no funcional o foco é a flexibilidade, agilidade, velocidade, resistência, potência e todas as outras capacidades físicas que possuímos. Temos que pensar no corpo como uma corrente, onde cada músculo, articulação, tendão e ossos formam um elo entre eles unindo todo o corpo. Chamamos isso de integração corporal. Se você treinar para atingir essa integração, com certeza seu corpo será forte quando precisar ser forte, rápido quando precisar ser rápido, flexível quando precisar ser flexível e assim por diante.

Agora que já conhecemos um pouco mais dos dois tipos de treinamento, vamos começar a pensar na musculação como algo associado ao treinamento funcional e não como coisas distintas.

O seu corpo precisa treinar o que ele mais usa ao longo de sua rotina diária, ou seja, não deixe de treinar outras capacidades físicas, pratique saúde e pense no seu futuro.

Fonte:  Equipe Cia Athletica.

 
Postar um comentário