segunda-feira, 30 de julho de 2012

Alimentos Anti-Envelhecimento

O envelhecimento ocorre devido a fatores genéticos e a fatores ambientais, sendo que a alimentação é a opção mais facilmente modificável.
Existem alguns exemplos de alimentos que podem ajudar a nutrir nossas células diminuir o risco do envelhecimento precoce, lembrando que a melhor opção vai depender de cada indivíduo, portanto, o ideal é procurar uma Nutricionista Funcional. São eles:
 
  Fonte: Vp Consultoria Nutricional

domingo, 29 de julho de 2012

Que tal um gengibre?

Dica fantástica para levantar sua semana! Que tal um gengibre? Ele é o rei do pop. Seja na forma de chá ou como tempero de carnes, pastilhas, caldos, sucos - ele vai dar uma guinada na sua saúde! Você pode também congelar o chá em cubinhos de gelo e depois adiciona-los às bebidas.

Fonte:Lembretes da Nutricionista (Por Isis Moreira).

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Hábitos Saudáveis para Combater a Obesidade


 Fonte: Ed. Física da Depressão (Facebook)

Comer uma maçã por dia agora tem um novo significado


 "Comer uma maçã por dia" agora tem um novo significado para aqueles que querem manter a agilidade mental à medida que envelhecem. Nova pesquisa realizada pela University of Massachusetts Lowell sugere que consumir suco de maçã pode proteger contra danos celulares que contribuem para a perda de memória associada com a idade, mesmo em animais de teste que não tinham a tendência de desenvolver a doença de Alzheimer e outras demências.

"Este estudo sugere que comer maçã e tomar o seu suco, associados a uma dieta balanceada, pode proteger o cérebro dos efeitos do estresse oxidativo - e que nós deveríamos ingerir alimentos ricos em antioxidantes", observa o principal pesquisador Thomas B. Shea, Ph.D., diretor da University of Massachusetts Lowell's Center for Cellular Neurobiology and Neurodegeneration Research. Embora sejam necessárias outras pesquisas, Shea está animado com as descobertas.

Usando um protocolo animal, Shea e seus colegas de pesquisa avaliaram se o consumo de suco de maçã protegia contra danos cerebrais oxidativos em camundongos em envelhecimento, danos que podem levar à perda de memória. "Essas novas descobertas mostram que existe algo na maçã que protege as células cerebrais no envelhecimento normal, muito semelhante à proteção observada anteriormente contra sintomas semelhantes aos da doença de Alzheimer", disse Shea.

Os pesquisadores avaliaram camundongos adultos e velhos usando uma dieta padrão, uma dieta deficiente em nutrientes e uma dieta deficiente em nutrientes suplementada com suco de maçã.

Embora os camundongos adultos não tenham sido afetados negativamente pelas dietas deficientes, os camundongos velhos foram o que é consistente com o envelhecimento normal devido à neurodegeneração oxidativa. O efeito na cognição entre os camundongos envelhecidos foi medido por meio de testes de labirinto seguidos por exames do tecido cerebral. Os camundongos velhos que consumiram dietas suplementadas com suco de maçã tiveram melhor desempenho nos testes de labirinto e todos tinham menos danos cerebrais oxidativos do que aqueles na dieta padrão.

A suplementação com suco de maçã protegeu completamente os camundongos velhos do estresse oxidativo causado pela dieta deficiente de nutrientes. Além disso, resultou em acuidade mental maior quando os camundongos envelhecidos consumiram o equivalente a 2-3 xícaras de suco, ou seja, aproximadamente de 2-4 maçãs por dia. "Acreditamos que este efeito seja devido aos altos níveis de antioxidantes presentes na maçã", afirma Shea.

Pesquisa anterior realizada com seus colegas também concluiu que não são o açúcar nem a energia do suco de maçã os responsáveis pelos efeitos positivos, mas sim os atributos antioxidantes da maçã.

Fonte: Journal of Alzheimer's Disease.

Confira: " Meu diário Alimemtar by 2019".


https://go.hotmart.com/J13211408L

Proteína que mantém a Pele Lisa e Firme.


Castanha-do-pará: é rica em selênio, nutriente que ajuda a preservar a elastina, uma proteína que mantém a pele lisa e firme. Também combate os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e aumentando a resistência do sistema imunológico.


 Fonte: Nutrição Holística.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Dieta de temperos termogênicos: A Pimenta, o Gengibre, a Canela e o Chá Verde.



Dieta de temperos termogênicos: como fazer, benefícios. A pimenta, o gengibre, a canela e o chá verde podem lhe ajudar a perder peso rapidamente. 

Emagrecer não é uma tarefa fácil. Porém, com muita força de vontade e uma combinação que leva exercícios físicos e um cardápio saudável é possível conseguir chegar ao peso ideal. Para lhe auxiliar nessa luta diária contra a balança adicione alimentos termogênicos na dieta, como por exemplo, canela, gengibre e a semente de mostarda. Esses itens auxiliam no aumento na queima de gordura, pois aceleram o metabolismo. Mas, para surtir efeito é preciso ingeri-los diariamente. 

Pimenta: Esse tempero presente em pratos típicos da região Norte do Brasil pode acelerar em até 20% o gasto de energia corporal. No entanto, seu consumo deve ser de até 3 gramas por dia, pois o seu excesso pode prejudicar o estômago. Se você sofrer de hemorroida, úlcera, gastrite ou problemas gástricos ele é a pimenta é contraindicada. O consumo na versão natural e não na versão industrializada. 

Canela: A canela vai muito bem com doces. Mas no caso de uma dieta o bom mesmo é beber o chá do pau de canela. O pó pode ser adicionado no café ou sobre o iogurte desnatado. Essa delícia também cai muito bem junto com frutas como banana e maçã. Ela pode ser consumida à vontade e acelera o metabolismo e ajuda na queima de gordura. 

Gengibre: O gengibre é muito usado em uma receita tradicional de festa junina: o quentão. Essa raiz é tão eficiente para a queima de gordura quanto a pimenta, porque aumenta o gasto energético e ainda melhora a digestão. Ralado ou fatiado, pode ser adicionado a sopas, saladas, sucos ou até ingerido puro. Também pode ser consumido à vontade. 

Semente de mostarda: Também deve ser utilizada em sua forma natural. Para não ter problemas estomacais use apenas duas bolinhas por dia. Esse item é uma ótima opção para temperar carnes, sopas, risotos e saladas. 

Outras dicas: Três xícaras de chá verde por dia (de manhã, antes do almoço e do jantar), vinagre de maçã na salada, pó de guaraná nos sucos e água gelada antes das refeições também ajudam no aceleramento do metabolismo. O consumo dos termogênicos deve ser realizado de preferência durante o dia, quando o corpo está mais ativo. Alguns possuem grandes doses de cafeína e por isso podem atrapalhar o sono se ingeridos à noite.

Fonte: Lembretes da Nutricionista (Por Isis Moreira)

Qualidade de Vida começa no Intestino



terça-feira, 17 de julho de 2012

Brasileiros identificam proteína que protege neurônios contra Alzheimer

Substância chamada STI1 tem papel importante na formação da memória.
Mecanismo pode levar a um novo tipo de tratamento no futuro. 


Tadeu Meniconi Do G1, em São Paulo.


 Pesquisadores brasileiros descobriram a ação de uma proteína que serve como proteção aos neurônios contra o avanço do mal de Alzheimer. Os cientistas acreditam que essa substância possa ser usada em algum tratamento futuro contra a doença, que é cada vez mais comum entre idosos e atinge principalmente a memória.


"Identificamos uma ação benéfica que pode vir a se tornar um tratamento", afirma Pedro Hirata, um dos autores do estudo, publicado na revista científica "Journal of Neurochemistry".

Hirata é ligado ao Hospital A.C. Camargo, em São Paulo, e faz intercâmbio na Universidade Western, no Canadá, onde trabalha sob orientação do também brasileiro Marco Prado.

Na pesquisa, o grupo descreveu as interações químicas de uma proteína chamada STI1. Ela é uma das responsáveis por ligar o neurônio a outras substâncias que ficam na superfície dele – por isso, a STI1 recebe o nome de "ligante".

Em cima dos neurônios, também fica uma proteína chamada príon, que funciona como um receptor de substâncias do ambiente externo. Os ligantes fazem a comunicação entre o príon e o neurônio. Essa interação é responsável por vários processos que ocorrem nas células, desde o próprio desenvolvimento delas até a formação de um neurônio funcional.

Há vários tipos de ligantes, e cada um provoca um efeito diferente. Em um trabalho recente, a mesma equipe havia mostrado que, se essa interação for feita por uma toxina capaz de atingir o sistema nervoso, os neurônios perdem a comunicação entre si e acabam morrendo. Agora, nessa pesquisa mais recente, os cientistas descobriram que a proteína STI1 protege os neurônios e tem um papel importante na formação da memória.

A ideia de um tratamento futuro, que ainda precisa ser desenvolvido em laboratório, seria usar a STI1 para blindar os neurônios. Além da proteção natural, essa proteína ainda ocuparia os espaços de ligação, dificultando a interação da toxina com as células.

"Esperamos conseguir esses dois efeitos com a proteína STI1", aponta Hirata.

Fonte:  www.g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/07/brasileiros-identificam-proteina-que-protege-neuronios-contra-alzheimer.html

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Elixir de inhame

O inhame é um tubérculo saboroso e muito versátil para usos culinários. Além disso, é extremamente saudável e um dos alimentos com efeitos medicinais mais eficientes que se conhece. Confira, a seguir, o que relata a escritora e jornalista Sonia Hirsch na publicação Inhame, sobre as propriedades desse rico vegetal:

O inhame limpa o sangue - Faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis.

Fortalece o sistema imunológico - Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico. Curioso que a forma do inhame seja tão semelhante à dos gânglios...

Evita malária, dengue, febre amarela - A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios.

É mais poderoso que a batata - E tem a vantagem de ser nativo, enquanto a semente da batata é importada. Inhame dá com fartura em qualquer lugar úmido. Em vez de apodrecer na cesta, como a batata, ele brota e produz mais inhames. Nas mulheres aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após.

Medicinal é o pequeno, cabeludo - Marronzinho por fora, com a pele variando de roxo a branco. Existem ainda o inhame do norte e o cará, maiores e mais lisos, que são muito bons para comer mas não têm o mesmo poder curativo do inhaminho (também chamado de inhame chinês).

Suas folhas parecem com as da taioba - É da mesma família; ao contrário do que se pensa, a folha do inhame também serve para comer, cozida ou refogada. Às vezes pica muito, como a taioba.

Emplastro de inhame puxa tudo - Furúnculos, quistos sebáceos, unhas encravadas, verrugas, espinhas insistentes, farpas ou cacos de vidro que entram nas mãos ou nos pés. Desinflama cicatrizes, elimina o sangue pisado de contusões, abcessos e tumores. Pode ser usado imediatamente após fraturas ou queimaduras para evitar inchaço e dor, e também em processos inflamatórios de hemorróidas, apendicites, artrites, reumatismos, sinusites, pleurisias, nevralgias, neurites, eczemas. Em caso de tumor no seio ou em outros lugares junto à pele é ótimo usar o emplastro de inhame durante uma semana antes de operar, pois ele vai aumentar esse tumor atraindo toda substância semelhante que houver no interior do corpo e evitar outros tumores. Serve ainda para baixar febres.

Fonte:  Inhame - Publicação de Sonia Hirsch, jornalista, escritora, editora da Correcotia www.correcotia.com