segunda-feira, 30 de abril de 2012

Entenda as alterações que os anabolizantes causam no organismo

Os riscos do uso de anabolizantes são amplamente divulgados hoje em dia, mesmo assim, há quem recorra a eles com o objetivo de ganhar músculos rapidamente. Estes esteroides são derivados sintéticos do hormônio masculino testosterona, originalmente produzido pelos testículos, e podem causar sérias alterações de saúde.

Aumento dos pelos, da barba e engrossamento da voz são apenas algumas das características masculinas reforçadas pelo uso de hormônios. O consumo indiscriminado e sem indicação médica pode trazer consequências negativas muito sérias para a saúde, como a redução na produção de esperma e a impotência.
Riscos do uso de anabolizantes

Outro problema sério que pode ocorrer em quem faz uso do produto é a cessação da produção do hormônio que está sendo ingerido. Além disso, se uma pessoa usa esteroides, mas não pratica exercícios físicos e não dorme direito, eles possivelmente nem farão efeito, trazendo somente prejuízos à saúde. O corpo não consegue aproveitar o hormônio que está em excesso no organismo, o que pode levar ao fenômeno que os médicos chamam de "aromatização", que, de maneira simplificada, é a transformação do hormônio dentro do organismo. A testosterona, hormônio masculino, pode acabar virando estrógeno, que é o hormônio feminino. Entre os homens, a consequência mais comum desse fenômeno é a ginecomastia - o aumento das mamas. A aromatização no corpo é um fenômeno natural, mas que pode ser intensificado em pessoas que usam anabolizantes. Por outro lado, as mulheres que usam hormônios estão sujeitas a desenvolver características masculinas, como engrossamento de voz e aumento de pelos.
Se uma pessoa usa esteroides, mas não pratica exercícios físicos e não dorme direito, eles possivelmente nem farão efeito, trazendo somente prejuízos para a saúde.
Anabolizantes X Suplementos alimentares

É preciso distinguir bem anabolizantes e suplementos alimentares. Como vimos, os esteroides anabolizantes são fabricados para substituir o hormônio masculino testosterona. Existem pacientes que realmente precisam fazer uso destes produtos, pois têm produção natural de hormônio insuficiente. Mas muitos homens usam o produto apenas com fins estéticos, o que é totalmente inadequado.

A suplementação, por sua vez, recorre à ingestão de proteínas e aminoácidos, que são essenciais para o organismo. A suplementação nutricional usa a reposição de vitaminas, sais minerais e outras substâncias naturais para corrigir os desequilíbrios do corpo, eliminando ou inibindo a absorção de substâncias tóxicas, combatendo o excesso de radicais livres pelo corpo, repondo substâncias benéficas que estejam faltando no organismo, entre outras ações. A ideia é manter os nutrientes, vitaminas e sais minerais em níveis adequados à necessidade de vida e faixa etária do paciente. Apesar disso, faço mais um alerta importante: mesmo para estes produtos fitoterápicos, naturais e ortomoleculares, é indicado consultar um profissional especializado que possa fazer a indicação das melhores doses. Não confie em dicas de colegas, amigos e pessoas não habilitadas. Cada ser é único e qualquer indicação de suplemento, hormônio ou medicamento precisa estar bem fundamentada e bem dosada. 


Fonte: educacaofisicaa

Lesões no Menisco

As lesões de menisco são raras na infância, ocorrendo principalmente no final da adolescência, com pico na terceira e quarta décadas de vida. A principal causa é o trauma ("acidentes agudos") da articulação, porém, após os 50 anos de vida deve-se principalmente a artrite do joelho. O menisco pode apresentar vários tipos de lesão: rupturas parcial, total e complexas. Além disso, a ruptura do menisco pode ocorrer sozinha ou associada à ruptura de ligamento.

O indivíduo, geralmente, conta uma história de queda, rotação do joelho ou outro trauma, sente dor no joelho, apresenta-se mancando e a articulação mostra crepitações (barulhos, estalos) e limitação do movimento (o joelho não consegue se mover em todas as direções na amplitude normal).

Nos casos de lesões leves e em que o paciente não está sentindo nenhum sintoma, não é necessária cirurgia. Já nos casos de dor persistente, pode ser realizado um exame chamado artroscopia. Nesse exame, um aparelho é introduzido na articulação e permite que o médico veja diretamente as lesões presentes. Durante o exame, pode ser feito o tratamento, com retirada da parte rompida do menisco. A recuperação total da função do joelho ocorre em 4-6 semanas.

As lesões de algumas partes do menisco não precisam ser retiradas, pois elas recebem bastante sangue da circulação, e isso facilita a cicatrização da ruptura. Já as grandes rupturas exigem o reparo. Em alguns casos, é necessário também a reconstrução de um ligamento do joelho, para ajudar na estabilização da articulação e impedir que o joelho adquira uma movimentação anormal.

Sabe-se que a retirada do menisco, em idade precoce, está associada a um risco maior de osteoartrite em idade mais jovem. Uma alternativa, que previne essa complicação, é o transplante de menisco, que leva a bons resultados. No futuro, outros tratamentos poderão permitir a regeneração do menisco.


Fonte: ortopedia.facafisioterapia

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Alimentos que causam celulite

O pavor de qualquer mulher é se olhar no espelho e descobrir que surgiu um ”furinho”. A celulite é caraterizada principalmente pelo aparecimento de ondulações da pele. É causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na micro circulação e consequente aumento do tecido fibroso.
Recorremos a cremes, exercícios, drenagens, massagens e todos os métodos possíveis para prevenir a celulite. Mas nada disso pode ter o efeito desejado se não tivermos uma alimentação correta. E o que comer? O que pode ou não ser consumido? Conheça agora alguns alimentos que causam o pior pesadelo nas mulheres:

 DOCES
O açúcar em excesso não é transformado em energia pelo organismo e fica armazenado na forma de gordura. Essa gordura acumulada gera inflamações que favorecem o aparecimento dos ”furinhos”.

GORDURAS
As nossas queridas frituras estão na lista vip da celulite, junto com outros alimentos que contem gordura saturada. Todas essas substâncias desencadeiam processos inflamatórios na pele e provocam um acúmulo de gordura localizada, causando ou agravando a celulite.

BEBIDAS GASEIFICADAS 
Refrigerantes e água com gás  favorecem o inchaço, prejudicam a circulação sanguínea e dificultam a irrigação dos tecidos, favorecendo a celulite.

CAFEÍNA
Café e chá mate contêm um componente diurético que leva à desidratação do organismo quando consumido em excesso. Em um corpo desidratado, a circulação sanguínea é prejudicada, levando ao aumento da celulite.

SÓDIO
Sal de cozinha, caldos prontos, molho de soja e produtos processados devem ser controlados no cardápio. “O sódio em excesso pode levar à retenção de líquido, fator que influencia a formação de celulite.

CARBOIDRATOS REFINADOS
Por serem metabolizados mais rapidamente no organismo, os carboidratos refinados são facilmente transformados em açúcares, que viram gordura.

ÁLCOOL
Para nossa tristeza, o álcool também está na lista. O consumo de bebida alcoólica em excesso pode prejudicar a circulação sanguínea e causar retenção de líquidos. Além disso, é automaticamente transformado em gordura pelo fígado. Quando for beber, o ideal é limitar-se a dois copos de cerveja e ou um de caipirinha.  

 Evitem o excesso desses alimentos e tenham um bumbum lisinho!
 
Fonte: cinturalarga.xpg.com.br

CELULITE: Dicas especiais para evitá-la e combatê-la

Aproximadamente 90% de todas as mulheres têm celulite, principalmente nas coxas e no bumbum. Vários fatores influenciam a quantidade de celulite de cada pessoa.
Predisposição genética, falta de exercícios apropriados e uma dieta rica em gorduras são alguns desses fatores. Muitas vezes esses fatores se combinam e acabam tornando comum a aparição das celulites.

Não existem fórmulas mágicas para se combater a celulite. A combinação de uma dieta com pouca gordura e a prática de exercícios físicos são importantes hábitos a serem adotados para auxiliar na redução da celulite.

A prática de exercícios aeróbicos é uma importante arma para combater a celulite. Porém, para resultados mais visíveis, é importante fazer musculação também para tonificar a musculatura que, mais firme, faz o tecido ficar com a superfície mais uniforme.

Para combater e ajudar a reduzir a celulite e a gordura localizada, procure adotar melhores hábitos alimentares:

  • Evite as frituras e os alimentos gordurosos
  • Evite comer alimentos que contenham açúcar refinado. Se você esta a fim de comer um doce, dê preferência às barrinhas de cereais;
  • Coma muitas fibras, pois elas ajudam a diminuir a absorção da gordura;
  • Evite colocar muito sal na comida. O sal faz o organismo reter líquidos, acarretando em um visual "inchado";
  • Beba muita água ao longo do dia;
  • Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas que só fornecem calorias e nenhum nutriente.


Existem produtos de ação comprovada no combate à celulite, dentre eles o Gel Redutor. O Gel Redutor tem em sua fórmula ingredientes que trazem os seguintes benefícios:
  • Favorecem a dissolução da gordura;
  • Aumentam a micro-circulação (aumentam com isso a drenagem da gordura);
  • Agem na eliminação de líquidos retidos;
  • Reestruturam os tecidos, aumentando a tonicidade e elasticidade da pele
Nas primeiras semanas já é possível observar resultados positivos, com uma pele mais lisa, firme e sem ondulações.

Fonte: corpoperfeito.com.br

sábado, 21 de abril de 2012

ESTRIAS

Estria é um problema que ainda não tem cura, mas os tratamentos médicos e estéticos,.dependendo do estágio da estria, ajudam a suavizar essas linhas que deformam a sua pele.
As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, formada por colágeno e elastina (responsáveis pela sua elasticidade e tonicidade).
As estrias afetam homens, mulheres em idade adulta ou durante a adolescência, mulheres no transcorrer da gestação, e até mesmo crianças não escapam das estrias. As estrias geralmente são comuns nas mamas, quadris, culotes, coxas e bumbum.
As estrias são atrofias lineares formadas pelo rompimento das fibras elásticas e comprometimento do colágeno resultante de um estresse mecânico (estiramento) ou estresse fisiológico (estímulo hormonal). 

As fibras rompidas são inundadas de sangue, formando uma lesão que se reflete na pele como minicicatrizes avermelhadas que com o passar do tempo vão adquirindo uma coloração esbranquiçada.

Causas:
 

 O principal fator para o desenvolvimento de estrias é genético. Porém, há outras condições que favorecem o aparecimento das estrias como:

1. Descontrole hormonal: o aumento na produção do hormônio estrógeno na puberdade e na gravidez, sendo que na gravidez este fenômeno é agravado pelo estiramento da pele. Quando por exemplo a gestação ocorre durante a fase da puberdade, onde estes dois fatores (hormônios mais estiramento da pele) ocorrem de forma congruente, torna-se quase inevitável o surgimento de estrias, por isto nestes casos a prevenção precisa ser redobrada.

2. Uso de medicamentos: o uso de medicamentos que alteram a hidratação normal da pele, como no caso dos corticóides de via oral ou aplicação tópica prolongada. Os corticóides aumentam a retenção de líquidos, ocasionando a formação de edemas pelo corpo o que leva a uma diminuição da elasticidade da pele e conseqüentemente torna-a mais propensa ao estiramento das fibras elásticas.

3. Crescimento acelerado: o estiramento da pele também pode ocorrer devido ao crescimento acelerado entre os 12 e 16 anos. É muito comum nesta fase observarmos o franco surgimento de estrias nas costas, panturrilhas, braços e pernas dos adolescentes.

4. Efeito sanfona: emagrecer e engordar repetidas vezes causa um estiramento excessivo da pele e muitas vezes a pele não resiste ocasionando o surgimento das estrias.

5. Predisposição genética: caso sua avó ou sua mãe tiveram estrias, você tem uma grande probabilidade de tê-las, pois certamente é uma característica genética a nível do tecido.

6. Esforço excessivo para ganhar massa muscular: não é raro observar praticantes de atividade física com diversas estrias espalhadas pelo corpo. Muitas vezes a alimentação inadequada, associada a uma atividade física intensa para ganho de massa muscular podem levar ao surgimento de estrias na pele.

Tipos de estrias:

Existem vários estágios no processo de formação das estrias. Em um estágio inicial as estrias são de cor rosada. Nesta fase, o tratamento pode atingir até 100% de resultados, pois o tecido tem ainda uma enorme capacidade regenerativa.
Com o tempo as estrias começam a alongar-se e tornam-se arroxeadas. Neste estágio a chance de sucesso no tratamento diminui, mas ainda é significativa. Quando as estrias assumem um tom branco-nacarado elas já estão mais largas, têm de 2mm a 4 mm. Estas estrias não são reversíveis e todos os tratamentos atuam no sentido de atenuar a sua aparência.

Tratamentos:

Só um especialista pode determinar o tratamento mais adequado. Muitas vezes a associação de vários procedimentos é o melhor caminho. A quantidade de sessões varia conforme o caso.
O tratamento tem como objetivo melhorar a aparência e aspecto estético. As várias técnicas de tratamento de estrias visam estimular a formação de tecido colágeno nas lesões. A maioria dos tratamentos são procedimentos médicos e, portanto, só devem ser realizados sob orientação de um profissional qualificado.

Prevenção:
 

 Existem duas maneiras básicas e simples de prevenir o surgimento das estrias: O primeiro cuidado que precisamos ter para prevenir o surgimento de estrias refere-se ao hábito de hidratar a pele diariamente.
Se você tem uma tendência a ter estrias é necessário que este hábito se transforme em um ritual diário. Utilizar bons cremes com bases hidratantes, ricos em colágeno, elastina, óleos vegetais e outros agentes hidratadores é essencial à saúde da pele e certamente lhe garantirá excelentes resultados.
O segundo, não menos importante, diz respeito aos hábitos alimentares, pois eles garantem ao nosso organismo a capacidade de renovação celular e conseqüentemente favorece ao surgimento de um tecido mais firme e de maior qualidade que suporte às oscilações de peso, alterações hormonais dificultando desta forma o surgimento de estrias.
Uma alimentação de qualidade para prevenção de estrias dever ser composta minimamente pelo COLÁGENO e pela VITAMINA C. As razões para que a alimentação seja rica em colágeno são mais do que evidentes, pois quando falamos em estrias o colágeno é praticamente um sinônimo.
O colágeno garante a nossa pele a elasticidade natural o que não permite o estiramento da mesma e conseqüentemente não permite a formação das estrias. O colágeno deve ser consumido diariamente (duas a três vezes) ao dia, de modo que forneça um aporte necessário ao nosso organismo.
O colágeno serve não somente para a prevenção de estrias, como também deve ser consumido mediante o tratamento de estrias, de modo que a renovação das fibras colágenas da pele sejam mais rapidamente reestruturadas.
Em relação a vitamina C, não podemos deixar de falar a respeito dela, tendo em vista que a vitamina C é indispensável para a síntese de fibras colágenas da pele. Para se obter a síntese de colágeno endógeno precisamos incorporar o hábito de ingerir vitamina C diariamente.
A vitamina C, juntamente com a ingestão de colágeno garantem a nossa pele o viço necessário para prevenção das estrias.


Fonte: carinefisio.com/2011/06/estrias.html

quinta-feira, 19 de abril de 2012

RUGBY - REGRAS BÁSICAS

1- O jogo ocorre num campo de relva, de dimensões semelhantes às de um campo de futebol.

2- A bola é de couro e de formato oval (maior e mais pesada que uma bola de futebol americano e sem costura).

3- Cada equipe é constituída por 15 jogadores, podendo tomar as posições avançados e/ou três quartos ("3/4").

4- O objetivo é colocar a bola no in goal adversário. O in goal é a área localizada imediatamente após a linha de fundo. É sempre necessário colocar a bola no chão, não serve apenas entrar com a bola na mão ou atirá-la ao solo.

5- Pode-se rematar a bola ou passá-la com as mãos. No caso do passe, a bola só pode ser lançada para trás, no caso do remate, pode-se rematar para frente. Porém, na equipe que ataca, quem estiver à frente do rematador estará impedido (fora de jogo) até que seja ultrapassado pelo rematador ou até a jogada ser concluída ( é infração grave se o jogador impedido placar o jogador adversário que apanhar a bola).

6- O ato de derrubar o outro jogador chama-se placagem ou placar. Só é permitido derrubar o jogador que estiver na posse da bola. Constitui infração grave derrubar com as pernas ou passar rasteira a qualquer jogador, inclusive o que estiver com a bola.

7- O jogo é interrompido quando a bola sai pela lateral, quando é cometida alguma infração ou quando é marcado ensaio.

8- Sempre que estiverem 3 ou mais jogadores em pé em contato com a bola, ou quando um jogador for placado por outro, a bola divide o campo em duas metades, estando impedido (fora de jogo) o jogador que estiver à frente da metade correspondente ao seu campo de defesa. Os jogadores devem dar a volta nessa linha imaginária e avançar passando por cima da bola.

9- São infracções: Passar a bola para a frente, derrubar um jogador que não esteja em posse da bola, segurar a bola se o jogador em questão estiver deitado no chão, dentre outras.

10- A formações básicas são:
-MELE (8 jogadores de cada lado e a bola é introduzida no meio da formação saindo para um dos lados)
-TOUCHE ( é o lateral, uma fila de jogadores de cada lado, a bola é lançada no meio e disputada)
-RUCK (durante o jogo, os jogadores passam por cima da bola imóvel no solo)
-MAUL (durante o jogo, jogadores disputam bola em pé).



Fonte: R.U.A. Rugby Universidade Aveiro.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

SOFTBOL

Esporte

Criado no ano de 1887 nos Estados Unidos, pelo americano George Hancock, esse desporto teve parte de suas origens no baseball, contudo com características mais leves abrangendo assim grande parte do público feminino, o mesmo maior compositor de atletas que treinam atualmente o softbol. A semelhança com o beisebol é tanta que a maioria das regras tornam-se as mesmas, a única diferença básica é que a bola de softbol é muito mais leve e maior, além de um campo menor e tempos mais curtos durante o jogo. Como o beisebol o objetivo primordial do softbol é acumular o maior número de pontos possível, o que na verdade são chamados de corridas, ou seja, o vencedor é sempre aquele que atinge o maior número de pontos em seus lançamentos.

Destaque Nos Jogos Pan Americanos

Como não poderia ser diferente nos últimos jogos pan-americanos a conquista e o brilho no softbol ficou com as mulheres, destaque principalmente para os Estados Unidos que não conquistaram apenas um título, no ano de 1983 quando as canadenses foram campeãs pela primeira vez. O Brasil infelizmente nunca se classificou para a competição, tanto é que no país o esporte quase não é divulgado ou mesmo praticado em expansão, a grande minoria que pratica o mesmo ainda tem esperanças nas Olimpíadas do Rio de 2016. Especialmente nos jogos pan-americanos a categoria do softbol é praticada apenas por mulheres, já que pela leveza e tranqüilidade do jogo a prática tornou-se cada vez mais comum nos treinos profissionais hoje.

Um Pouco Sobre a História do Esporte

O softbol foi criado justamente com a intenção de desenvolverem-se mais quadras e espaços para a prática do beisebol, ou seja, em lugares que agora já permitiam uma estrutura coberta e mais moderna. As adaptações ao jogo foram acontecendo naturalmente com o passar do tempo, e os novos jogadores de softbol já podiam sentir-se engajados em uma ova modalidade esportiva, a qual integra sua estréia nos Jogos Olímpicos de 1996. Contudo para ser de fato reconhecido mundialmente o softbol passou por muitas aprovações dentro dos comitês de organização do esporte, como por exemplo, em Chicago de 1926, onde recebeu sua real denominação.

Depois anos mais tarde em 1932 já foi reconhecido a nível internacional. Todos esses encontros e muitos outros realizados até hoje demonstram o quanto é importante q regulamentação específica e reconhecimento do esporte para competições futuras. No Brasil encontram-se órgãos e comitês responsáveis pela divulgação e controle dos atletas participantes no softbol, os mais importantes e reconhecidos são: A Confederação Brasileira de Softbol e Beisebol, a Federação Carioca de Beisebol e Softbol e o Softbol em Belo Horizonte, o último a ser criado, porém um dos mais bem espaçosos clubes, propícios à prática diária dos treinamentos no softbol.

Por: Patrícia Contiero

FONTE: Saude.CulturaMix

sábado, 7 de abril de 2012

Dança de Salão

Pode-se dizer que dança de salão é toda a dança social, ou seja, que se dança a dois. Os mais variados ritmos são englobados pela dança de salão.

Segundo historiadores, as danças de casais tornaram-se populares no início do século XIX, embora tenham surgido no século XIV, e evoluído nos séculos seguintes (apenas entre os nobres).

A dança de salão foi introduzida no Brasil em 1914, a princípio com a valsa e a mazurca.

Os ritmos mais presentes nos salões do Brasil, assim como nas academias de dança são: soltinho, forró, samba de gafieira, tango, bolero e salsa.

Devido à riqueza de ritmos, as danças de salão podem ser classificadas como latinas ou clássicas.

São danças de salão latinas:

Samba – surgiu no Rio de Janeiro, com base na cultura africana, em ritmos como o lundu, umbigadas (semba) e pernadas de capoeira.

Rumba – surgiu em Cuba, levada pelos escravos contrabandeados para aquele país.

Merengue – é a dança tradicional da república Dominicana, embora seja popular em outros países da América Central (Haiti e Costa Rica) e América do Sul (Colômbia e Venezuela).

Cha-cha-cha – ligado ao mambo, o cha-cha-cha é originário na Rumba. Surgiu em Cuba.

Paso – doble – surgiu na Espanha, tem grande semelhança com o One-Step.

São danças de salão clássicas:

Tango – surgiu nos bordeis da Argentina

Valsa Vienense – surgiu na Áustria.

Valsa Inglesa – uma variação mais lenta da valsa vienense.

Slow Fox – surgiu em Nova York, com base em outro ritmo, o Foxtrot É considerado uma das danças mais difíceis.

Quickstep – surgiu nos Estados Unidos, com base no Foxtrot. É mais rápida e fácil que o Slow Fox.

A dança de salão é, além de uma forma de lazer e descontração, é uma atividade física indicada tanto para jovens, quanto para pessoas mais velhas, pois ao dançar, é trabalhada a capacidade aeróbica, as funções cardiovasculares e respiratórias, a flexibilidade, entre outras.

Fonte: infoescola.com/artes-cenicas/danca-de-salao

A Dança e seus Benefícios

A dança movimenta o corpo como um todo, de forma integrada e em sintonia com a música. A música por sua vez, tem efeitos tão terapêuticos quanto o movimento corporal. Mas, a dança promove tantos benefícios, que torna-se mais fácil listá-los para compreensão:
A dança trabalha a coordenação motora, agilidade, ritmo e percepção espacial;
  • Desenvolve a musculatura corporal de forma integrada e natural;
  • Permite uma melhora na auto-estima e quebra de diversos bloqueios psicológicos;
  • Possibilita convívio e aumento do rol de relações sociais;
  • Torna-se uma opção de lazer;
  • Promove inclusive melhora de doenças e outros problemas.

Na hora de escolher sua modalidade de dança predileta, existem muitas opções e você pode escolher entre: 



  • Dança de salão – trabalha diversos ritmos como forró, tango, samba e valsa, promove contato social, melhora a auto-estima e permite a prática em bailes;
  • Dança do ventre – trabalha a feminilidade, sensualidade e desbloqueia tensões e baixa auto-estima;
  • Dança flamenca – de origem espanhola trabalha sapateado, castalholas e é extremamente forte e emocionante;
  • Dança de rua – movimentos de hip-hop, funk e outros, todos muito livres utilizando força e explosão; permite descarregar energias;
  • Sapateado americano – trabalha a agilidade, movimentos de pés e pernas e culmina em coreografias bélissimas; é modalidade base dos musicais da Broadway;
  • Axé – ritmo baiano que utiliza coreografias alegres e queima muitas calorias;
  • Ballet clássico – ideal se iniciado na infância ou juventude e é a base de todas a danças; existem turmas infantis e adultas.

Enfim, a dança é uma atividade completa. Porém alguns cuidados devem ser tomados. Muitas mulheres são indicadas por médicos para aulas de dança e muitas vezes o problema que se busca melhorar não pode ser resolvido com a dança, mas sim piorado.

Me explico: já recebemos alunas indicadas por seus médicos com problemas sérios de coluna. Na dança de salão por exemplo, o aluno permanece por muito tempo em uma postura assimétrica e usa sapatos altos o que pode prejudicar em muito a coluna se não forem feitos exercícios compensatórios. Deve-se portanto sempre avisar ao professor/a sobre algum problema de saúde, por mais simples que seja, para que a dança possa realmente ser benéfica. Pode-se dizer o mesmo sobre a dança do ventre: a professora deve ter uma formação muito técnica e consciente para que a aula não prejudique a coluna das alunas.

Pratique dança. Dê o primeiro passo e ofereça a você mesma uma oportunidade de descobrir os segredos do corpo que se move de acordo com a música.

Os benefícios da dança são inúmeros e incontáveis, basta praticá-la na dose e forma corretas.

Ma Laura Flores

Professora de Dança, Coreógrafa e Bailarina

Fonte: carlosperuzzo.com.br

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Problemas das articulações






Comer peixe gordo e marisco; fruta fresca e legumes; abacates; frutos secos e sementes de girassol; cereais e ovos pode ajudar a atenuar os efeitos destas dores tão desconfortáveis. Já a obesidade pode piorá-las, daí que seja tão importante uma boa dieta para a saúde das nossas articulações.

As pessoas que sofrem de problemas que implicam tumefacção dolorosa das articulações devem incluir na sua alimentação muito peixe gordo, como salmão, cavala, arenque, truta e sardinhas. Vários estudos efetuados revelaram que se conseguiram ligeiras melhoras de problemas de articulações a partir de óleos de peixe, que contêm os ácidos gordos ômega-3. Estes ácidos parecem reduzir a intensidade dos compostos inflamatórios libertados pelo organismo.


 Deficiências perigosas

Há provas científicas de que dietas de baixo teor de antioxidantes (sobretudo do mineral vestigial selênio e das vitaminas A, C e E) podem predispôr algumas pessoas a problemas nas articulações. Para aumentar a ingestão destes nutrientes, as refeições devem incluir uma porção de fígado por semana (mas não na gravidez), devido ao seu teor de vitamina A, e muitas

cenouras, mangas, alperces, batatas-doces e meloa; todos estes alimentos são ótimas fontes de betacaroteno, que o organismo transforma em vitamina A. Os pimentos vermelhos e amarelos, kiwis, laranjas e couves são ricos em vitamina C, e os abacates, frutos secos, sementes de girassol e azeite são ricos em vitamina E. O selênio encontra-se no peixe e no marisco, bem como na carne, cereais integrais, ovos e levedura de cerveja.
Uma causa comum de problemas nas articulações, sobretudo da anca e dos joelhos, é o excesso de peso, que também pode fazer aumentar a dor. Um estudo efetuado na Suécia revelou que a perda de peso, associada a uma dieta vegetariana, atenuava vários dos sintomas da artrite. Outras causas de dores nas articulações são lesões, esforço excessivo e até mesmo infecções.


Problemas particulares  

A bursite é uma inflamação aguda da bolsa serosa - saco pequeno cheio de líquido situado nos pontos de pressão existentes no corpo, por exemplo as articulações, que servem para evitar fricções. As zonas mais frequentemente afectadas são o cotovelo e o joelho (o joelho de mulher-a-dias é um exemplo bem conhecido).
Quando a bainha protetora que envolve um tendão fica inflamada devido a uso excessivo e distensão, está-se perante uma tenossinovite. Esta inflamação, dolorosa, afecta geralmente os tendões dos dedos e do pulso.
O cotovelo de tenista é talvez o exemplo mais conhecido da inflamação num ponto em que os tendões ou ligamentos se inserem nos ossos. Pode resultar da prática do tênis, mas muito frequentemente é provocado por tarefas mecânicas repetitivas, como pintar paredes ou jardinagem. O cotovelo de golfista, igualmente doloroso, verifica-se do lado interno da articulação do cotovelo.


O ombro congelado consiste numa rigidez crônica e dor na articulação do ombro. Pode ter origem numa lesão, em problemas dos tecidos moles ou surgir sem razão aparente. Nos casos mais graves, é acompanhado de dores intensas, permitindo só movimentos muito restritos do membro afectado. Alguns distúrbios dolorosos das articulações podem requerer cirurgia ou injeções localizadas de esteróides. Contudo, quase todos os problemas podem ser tratados com bastante êxito através de massagens, osteopatia, fisioterapia, quiroprática ou acupuntura. Uma combinação destas terapias complementares pode ser particularmente útil.
 

 Tensão e articulações 

Quando os músculos ligados a uma articulação dolorosa ou deslocada sofrem de dores espasmódicas, a articulação pode não voltar à posição correta. O stress pode agravar ainda mais o problema, paralisando os músculos. As massagens podem aliviar a tensão. Certifique-se se que a sua cadeira no local de trabalho está à altura e à distância correta do plano de trabalho e, se passar todo o dia sentado diante de um computador, informe-se sobre a melhor posição do teclado, ecrã e secretária. 

Fonte: seleccoes.pt/article/9946

quarta-feira, 4 de abril de 2012

A RECUPERAÇÃO ENTRE AS SÉRIES.



Esta questão faz parte dos assuntos de base que preocupam os principiantes que estão divididos entre o sentimento de estar a perder tempo e o de estar a fazer demais.
Difícil de dosear.
Os tempos que vou indicar deverão ser adaptados a cada indivíduo.
Trata-se de indicações gerais que exigem uma adaptação.

O tempo de espera entre cada série depende da intensidade e da duração do esforço dispendido durante o exercício:  

 CARDIO-TRAINING /CIRCUIT-TRAINING :

O esforço é de baixa intensidade por ser de longa duração. O oxigénio é transportado para os músculos durante o treino, pelo que não é necessário fazer qualquer tipo de pausa.
Trata-se de um treino de tipo aeróbico.

No caso do circuit-training, a deslocação entre cada aparelho é suficiente para recuperar.
Em cardio-training, é possível passar da bicicleta para o remo, e para o stepper sem efectuar qualquer pausa significativa, excepto para limpar a transpiração e beber um pouco.

SÉRIES DE 15 / 20 REPETIÇÕES:

O esforço é de baixa intensidade, mesmo que seja de longa duração.
Pode terminar-se a série exausto, mas depressa se constata que é possível efectuar outra de igual duração.
Preveja para este tipo de treino entre 30 segundos e 1 min de recuperação.
 
SÉRIES DE 8 / 12 REPETIÇÕES:

O esforço torna-se mais intenso, o músculo treina mais em anaerobia. O sangue circula mais dificilmente no músculo durante o movimento. Atinge um esgotamento das reservas de oxigénio/glicogénio e uma acumulação de ácido láctico que é preciso eliminar.
Preveja para este tipo de treino entre 1 min e meio e 2 min de recuperação.

SÉRIES DE 1 / 3 REPETIÇÕES:


A intensidade é máxima, a carga de treino é muito importante.
Depressa se atinge a asfixia muscular.
Preveja para este tipo de treino entre 3 e 5 min de recuperação.

Fonte: muscul.az.free.f

Treinos Como Definir o Abdomen e Secar

Para conquistar os “gominhos” antes de mais nada é preciso ter massa muscular no abdômen e para isso você precisa de um treino de hipertrofia como já falamos acima, mas de nada adianta massa muscular se ela está escondida embaixo de gordura corporal. E o único jeito de definir o abdômen é através de dieta e aeróbicos para baixar o índice de gordura corporal.
Você não vai conseguir definir o abdome apenas fazendo abdominais clássicos na maioria das vezes indicados pelos instrutores de academia. O que vai facilitar muito a sua vida, é a sua genética, pessoas com menos gordura corporal na região do abdômen podem se concentrar mais na parte da hipertrofia e somente controlar a dieta para não acumular gordura nessa região.
Aos pançudinhos que desejam um abdômen definido, se concentrem em uma dieta para perda de gordura com o auxílio de aeróbicos pelo menos 3 vezes na semana. Sem esquecer do treino de hipertrofia.

Ter o abdômen definido com os famosos “gominhos” é o objetivo da maioria dos entusiastas, aprenda a tirar o máximo de proveito do seu treino para conquistar os melhores resultados.
Os músculos abdominais são como qualquer outro, portanto necessitam de sobrecarga para estimular a hipertrofia. Fazendo 2000 abdominais diários você só vai conseguir resistência física e não hipertrofia muscular. É muito mais proveitoso colocar peso nos seus exercícios e fazer 4 séries com menos repetições, 30 no máximo.
Posso fazer exercícios para queima de gordura local, para ajudar na definição do meu abdômen ? Queima de gordura local é um mito. Você só consegue queimar gordura como um todo. Esqueça produtos e aparelhos milagrosos, nada melhor que o bom e velho aeróbico.
Qual é a melhor maneira para reduzir a gordura abdominal ? Não existe nada milagroso quando a questão é abdômen. A melhor maneira, como já foi falado, é uma dieta equilibrada e aeróbicos.

Fonte: Musculação e Cia.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Problema de Tendões e Ligamentos

O problema de tendões e ligamentos se dá muitas vezes pelo fato do individuo utilizar muitos tipos de esteróides anabolizantes, o músculo retém muito liquido e esse inchaço desproporcional acaba rompendo os tendões. É muito complicado lhe dá com isso, pois em quanto uma pessoa tá tendo grandes ganhos com algo injetável ela sempre vai querer mais, e esses acontecimentos acabam acontecendo.
Caso isso ocorra, você pode ter grandes complicações, o tempo de recuperação é demorado, cerca de meses sem treinar e além do mais quando voltar pra academia o músculo ainda estará desacostumado, gerando outro problema muito estressante, o chamado “fisioterapia”, onde vai ter que começar do zero com pouco peso para o músculo se readaptar a atividade física.

As inflamações e inchaços são comuns quando esse tipo de lesão acontece, então para prevenir é conselhável fazer exercícios com muitas repetições com o objetivo de fortalecer os tendões, além disso ter uma vida saudável onde a alimentação está em primeiro lugar, com uma dieta balanceada os músculos se tornam mais fortes e flexíveis aos exercícios.
Para manter um corpo saudável sem precisar utilizar drogas anabólicas basta ter dedicação e força de vontade no dia-a-dia dos treinamentos, a dificuldade para se alcançar um corpo bonito é para todos, então saia dessa cadeira e vá treinar duro, não esquecendo de utilizar se precisar algum tipo de suplemento e uma dieta rica em proteínas e muitos carboidratos.
Para evitar  todos esses problemas e ficar sem treinar por meses é melhor não arriscar utilizar tipos de anabolizantes desconhecidos, só pelo fato de ficar esse tempo todo sem freqüentar a sua academia você pode desencadear uma depressão e tudo. Caso tenha dúvidas sobre aquele esteróide pesquise muito antes de utilizá-lo e procure um médico para fazer exames periodicamente.

Fonte: Musculação e Cia.

domingo, 1 de abril de 2012

JUMP


O Jump fortalece os tecidos ósseos, músculos das pernas , diminuindo as celulites. Melhora a resistência cardiovascular e a capacidade respiratória. Este exercício é feito em um mini-trampolim.

O gasto calórico dos exercícios está relacionado com a condição física inicial do praticante, seu estado de saúde, alimentação e horas de sono. Em uma aula de 30 a 45 minutos, há queima de 300 a 600 calorias.

Coordenação

Jump trabalha a coordenação motora. São aulas de fácil acesso para todas as pessoas, contando com músicas contagiantes e coreografias com diferentes graus de complexidade e intensidade.

Pernas e bumbum
 
Se você quer tonificar os músculos inferiores, não perca as aulas de jump e step. Panturrilhas, coxas e glúteos são trabalhados intensamente durante os movimentos realizados. O melhor disso? Você nem percebe que está numa malhação intensa.

Tome cuidado
 
Se você tem alguma lesão nos joelhos, precisa fortalecer os músculos e as articulações antes de entra no ritmo. O treino de musculação é essencial para isso. Atenção!Não deixe de se alongar bem antes de começar a pular! Na dúvida, fale com o professor antes de encarar.

Efeito colateral
 
Que tal praticar um exercício que tem, como bônus, a tonificação do abdômen? Se você gostou da idéia, então aproveite as aulas de jump e de step. Os músculos do abdômen e os paravertebrais funcionam como estabilizadores na aula de jump, portanto o trabalho em isometria é bastante intenso. Não há um trabalho específico de abdome, mas a musculatura é solicitada , afirma a professora Milena Emídio.

Turma de amigos
 
Além de melhorar o condicionamento, as aulas de jump e step melhoram muito a sua auto-estima. Elas promovem uma socialização, as pessoas se divertem e podem aproveitar uma vida mais ativa e saudável.

Dores após as aulas
 
Os músculos ficam doloridos em função de micro-lesões que ocorrem durante o exercício. A musculatura não adaptada para aquele tipo de treino, número alto de repetições e sobrecarga local são as principais causas. O problema some, em média, após três semanas de prática regular. O importante é não interromper as atividades.

Respiração
 
Na medida que o tempo de aula e a intensidade dos exercícios vão aumentando, a respiração dos alunos torna-se mais intensa e mais rápida, o corpo exige maior captação de oxigênio. A respiração adequada durante uma aula de jump é coordenar a inspiração e a expiração de acordo com a velocidade, intensidade e tempo do exercício. Não há regras para respirar, cada um possui uma capacidade de captação e eliminação de gases. Como os músculos abdominais estarão tensos durante a execução do exercício, a respiração é mais torácica do que abdominal.

Mudança de nível
 
O que muda nas aulas de step, de um nível mais básico para um mais avançado, é o grau de complexidade de coreografia: a combinação de movimentos de braços e pernas, giros e deslocamentos laterais. O tempo de aula também cresce, ultrapassando os 30 minutos.

Drenagem linfática
 
Pular na cama elástica das aulas de jump vale uma massagem, de acordo com a professora. Há benefícios para o tratamento de celulite e também diminuição do inchaço. Os resultados surgem após o terceiro mês de aula.

Fonte: pratique fitness.